quarta-feira, agosto 26, 2009

R.I.P., U.Q.T.


O Um Que Tenha foi provavelmente o maior blog de divulgação da música brasileira. Mas, como sempre, tudo que é bom dura pouco. O "Fulano", dono do blog, recebeu um e-mail dizendo que sua página "infringia o DMCA (Digital Millennium Copyright Act)". What the f@%#???

É tudo tão sem fundamento, que até na Wikipedia já está denunciado o absurdo da lei:

    Digital Millennium Copyright Act, conhecido como DMCA (em português, Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital) é uma lei de direitos de autor dos Estados Unidos da América que criminaliza não só a infração do direito autoral em si, mas também a produção e a distribuição de tecnologia que permita evitar medidas de proteção dos direitos de autor. Além disso aumenta as penas por infrações de diretos autorais na Internet.

    Algumas organizações, como a Electronic Frontier Foundation (EFF), avaliam os efeitos das medidas para evitar saltar-se as proteções da DMCA. Segundo a EFF, a seção 1201 da lei paralisa a liberdade de expressão e a investigação científica, ameaça o uso legítimo e impede a concorrência e a inovação.
    (...)
    Atualmente há esforços no Congresso dos Estados Unidos no sentido de modificar esta lei. Rick Boucher, um congressista democrata da Virginia, lidera um desses esforços no sentido de introduzir o DMCRA, "Digital Media Consumers’ Rights Act" (em português, "Lei dos direitos dos consumidores de media digital")."


É isso.
Agradeço ao Fulano por todo o compartilhado.
Tenho certeza que ainda o encontrarei por aí, como Cicrano ou Beltrano ou qualquer coisa assim.

ARTE PARA TODOS!

2 comentários:

Anônimo disse...

venho por meio deste (risos!!) demonstrar a minha revolta quanto a esse tipo de atitude, o "Um que tenha" não era apenas mais um desses sites onde vc pode baixar qualquer disco, ele era "O" site, com vinís completos desses que a gente não acha mais por aqui, nem por aí, além do mais tinha discos de artístas novos (e bons) que eu não aprenderia a apreciar se não fosse por lá, jamais compraria um CD de um desconhecido sem saber que eu realmente gosto das músicas...mas enfim, como tudo o que é bom, durou pouco, e eu torço para o Fulano, Ciclano ou o Beltrano descubram logo um meio de voltar a ativa, seja pelo Um, ou pelo Outro :)

Anônimo disse...

http://umquetenha.org/uqt/