sexta-feira, abril 03, 2009

ouvir música junto


um dos maiores prazeres da vida, pra mim, é ouvir música junto...

"VOCÊ GOSTA DE FLAUTINHA??" - não esqueço nunca do momento exato em que ouvi a maria me gritar essa frase, de um cômodo pra outro, enquanto alguma música com um solo de flauta tocava na sala. foi um desses momentos de bobeira que só tem graça naquela hora e pra quem está lá. mas, hoje lembrando, acho que foi nessa hora que percebi que tinha encontrado uma das melhores companhias pra se ouvir música nessa vida! até hoje, quando alguém começa a fazer um solo muito bom, a gente ri, e uma ou outra diz "você gosta de pianinho?" ou "você gosta de orguinho?" e por aí vai... o que adoro nessa menina é a busca incansável e inabalável por conhecer coisas novas e saborea-las devidamente (e acho que aqui já não falo mais só de música, mas de vida...).... go, maria, go!

enfim, muitas outras pessoas encontrei com quem pude compartilhar esse prazer (e se algumas delas estiverem me lendo aqui, tenho certeza que elas sabem que estou falando delas). é tão bom!... é quando as pessoas se se juntam pra fazer as duas coisas que, segundo Kant (e segundo eu), não precisam significar nada: a música e o riso. e as pessoas, ouvintes, ouvindo, ficam envolvidas num vapor de cores, palavras, sabores, vibrações, ritmos. é tudo muito sutil, mas grandioso: cheio de significado oculto - e nesse lugar oculto, que não pode (ou não precisa) ser desvendado, é que se entende muitas coisas, talvez as coisas mais importantes da vida.

e isso não precisa ser apenas um momento intimista. uma coisa que senti muito no último show que fui, do Radiohead(-Te-Amo-Thom-Yorke-), é que é muito impressionante o poder que pode ter um único acorde. um único acorde (às vezes até mesmo uma única nota, colocada num tempo e espaço precisos), tem o poder de despertar uma infinitude de sonhos, memórias, gritos, "coragens"... - enfim, um monte de coisas que no silêncio anestésico do dia-a-dia podem ficar tão bem esquecidas.

como diria caetano... "é lindu!"

eu queria escrever mais, mas preciso ir ali ouvir música comigo....

Nenhum comentário: